quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Saudações para 2008


O final do ano chega e lá vêm todas as mesmas questões que me assolam nessa época do ano. Fiz o que deveria ter sido feito? Vivi o bastante? Fiz a diferença na vida de alguém? Coloquei em prática algum projeto? Li o bastante? Escrevi o bastante? Fui feliz o bastante?

A resposta é não! Pra todas as questões. E é o que deveria ser. Realmente nada teria sentido se eu tivesse alcançado todos os meus objetivos esse ano. Eu estaria pronta pra morte. Coisa que eu pretendo nunca estar.

O balanço que eu faço desse ano é bom. Nem ruim nem ótimo. Foi bom. Conheci ótimas pessoas, ótimos lugares, ótimas sensações, novas e velhas sensações. Redescobri o que achava estar perdido, fiz amigos, viajei. Vivi. Não o bastante para a minha sede de vida, mas vivi! Mas, continuo precisando me descobrir. Confesso que o objetivo maior da minha vida anda um pouco distante de se concretizar. Enquanto isso eu sigo tentando.

Não consegui terminar minha agenda, nem ler o quanto queria. O computador e a minha filosofia da vontade saciada me atrapalharam um bocado, mas já fica de deixa pro próximo ano. E assim os anos vão passando. Com planos, projetos, vontades e agendas sempre adiados para o próximo ano.

Próximo ano é entremeios. Não é o ano em que eu passo no vestibular, nem o ano em que me formo. Não é o ano em que eu caso, nem o que eu vou embora. Não é o ano em que tenho filho, nem o que eu mudo de casa. Próximo ano é apenas o próximo ano. O que eu pago o bloco de TV, o que eu continuo indo ao curso de inglês, o que eu continuo passando calor em Teresina. O que minha vida continua a mesma coisa. Mas existem alguns aspectos nos quais eu posso fazer a diferença. O primeiro deles vai ser: não fazer planos. Próximo ano é ano de não ter planos. De perder a estabilidade da estrada com início e fim. Próximo ano começa dia 1º de janeiro e não sei quando termina.

Viagens, shows, ficas, namoros, mudanças, livros, filmes, agendas? Não. Não sei o que será do meu próximo ano. Pessoas, relações, amor, paixão? Também não! Não sei. Não espero nada desse ano que a soma dos algarismos dá 1. O número do início. Não quero estigmas pro ano do início, pro meu ponto de partida. E assim será. Até 2008 acabar.

O post não é adiantado coisa nenhuma. Repenso a data de início do meu novo ano. Acho que ela mudou pra 06 de dezembro de 2007. Ok. Aqui começa 2008 e eu estou indo ali pintar minhas unhas de vermelho carmim, que é a cor que mais fala da minha alma nesse instante, ao som de Mombojó, aproveitando pra pensar sob esse céu cinza que insiste em me perseguir há 2 dias quase seguidos mandando relâmpagos e chuviscos pro meu vazio particular. A Preta volta com força total!

Let the seasons begin.